Porque Velejar | Porque um Dingue | Histórico do Dingue   

 Home > Regatas > Projeto das Regras Simplificadas

leia antes de prosseguir

Projeto das Regras Simplificadas

Aparentemente, as regras de uma regata geram confusão por ai entre os estreantes e o Comitê de Regras da ISAF resolveu fazer um apanhado das principais delas, criando o que chamaram de Projeto das Regras Simplificadas, para facilitar a vida deles, vide abaixo na integra:

Comitê de Regras da ISAF


Projeto das Regras Simplificadas
 

Algumas explicações
 

Barlavento e Sotavento: O lado de sotavento do seu barco é o lado
aonde sua vela grande está. O lado de barlavento é o outro lado.
 

Amura a Bombordo e Boreste: Você esta com amuras a bombordo
ou boreste de acordo com o seu lado de barlavento.
 

Assessor de Regras: Uma pessoa designada pelos organizadores da
regata para ajudar os competidores a entender as regras e quando
apropriado penalizar um barco.
 

Regras básicas
 

1. Você deve cumprir com os princípios de boa esportividade.
2. Você deve tentar não colidir com outro barco.
 

Regras quando os barcos se encontram
 

3. Quando você e o outro barco estão em amuras opostas, se você esta amurado a bombordo você deve evitar o barco com amuras a boreste.
4. Quando você e o outro barco estão com mesmas amuras, você deve evitar o outro barco:

(a) Se ele estiver na sua frente, ou                                                           
(b) Se ele estiver ao seu lado de sotavento.
5. Depois da partida, quando você e o outro barco estão com mesmas amuras e se aproximando de uma marca ou um objeto que ambos os barcos precisem evitar, e o outro barco está entre você e a marca ou objeto, você deve dar-lhe espaço suficiente para passá-la com segurança pelo mesmo lado. Entretanto, esta regra não se aplica quando os barcos estão em amuras opostas na marca de barlavento.
6. Quando o outro barco é obrigado a evitar você, se você mudar seu curso, você deve dar ao outro barco uma adequada oportunidade para evitar você.
 

Outras regras
 

No sinal de partida você deve estar atrás da linha de partida.
 

8. Após o sinal de partida, você deve velejar o percurso descrito pelos organizadores da
regata.
9. Você não deve tocar uma marca de percurso.
10. Se você pensa que você ou outro barco tenham quebrado uma regra ou se você não esta
certo sobre as regras em qualquer tempo durante a regata, você deve descrever o incidente ao Assessor de Regras depois da regata. O Assessor de Regras pode então adicionar dois pontos ao escore de qualquer barco que tenha quebrado uma regra. Se for grave, o Assessor de Regras pode adicionar pontos extras ao escore do barco.
 

Responsabilidades dos organizadores da regata
 

(a) Realizar regatas justas, agradáveis e seguras.
(b) Informar a todos os competidores sobre a seqüência de largada, a linha de largada e chegada, o percurso a ser velejado e as marcas a serem rondadas.
(c) Classificar cada barco com pontos iguais a sua posição de chegada, depois de ajustar as compensações, quando apropriado.
(d) Apontar um Árbitro de regras e procedimentos para a regata.
 

Introdução e uso
 

Estas regras foram desenhadas para manterem-se por si só de tal forma que velejadores que estão começando a velejar podem competir usando somente estas poucas regras sem a necessidade de aprender os muitos detalhes do livro de regras de regatas a vela. Elas são apropriadas para barcos pequenos em águas abrigadas; elas não são para barcos acima de 6 metros (20 pés) de comprimento quando uma pessoa experiente deve estar disponível ao lado para instruir um novato timoneiro. Estas regras são compatíveis com os princípios e regras fundamentais no livro de regras. Porém, elas nem são um guia ou uma abreviação das regras oficiais.
As regras são intencionalmente minimalistas e omitem o máximo de complicações das regras
de regata. Elas foram escritas para velejadores que estão começando a competir e com não mais do que 2 anos de experiência em competições. Depois deste período os velejadores devem ser encorajados a competir usando as Regras de Regata a Vela.
Barcos competindo sob estas regras devem competir em percurso próprio e não devem dividir a mesma área ou marcas com barcos que correndo sob a Regra de Regatas a Vela.
Ao contrário das regatas normais, é obrigação dos organizadores da regata explicar verbalmente a todos os competidores sobre as marcas, o percurso e detalhes relevantes sobre a regata.
A tarefa do Assessor de Regras é uma parte vital no ensino das regras. O ideal é que o assessor de regras possa estar na água assistindo a regata, mas como mínimo deve estar disponível para discutir imediatamente após os velejadores retornarem a terra. O assessor de regras pode ser um dos oficiais de regata.
 

A penalidade básica por quebra de uma regra é necessariamente menor nesta fase de aprendizado, evitando-se as dificuldades impostas na penalidade de voltas. Como é somente o Assessor que impõe penalidades, evita-se assim, possíveis pressões sobre velejadores menos experientes, enquanto competem. Note que estes dois pontos de penalidade se aplicam a todos os tipos de erros (incluindo largada e erros de percurso), apesar de haver provisão para aumentar a penalidade de forma a evitar qualquer vantagem conseguida em função do erro.
 

Sugestões:
Estas regras são experimentais. Por favor, deixe a ISAF conhecer seus comentários, críticas e
sugestões enviando e-mails a n.ilha@terra.com.br Estas regras serão atualizadas conforme a
necessidade e será mantida a última versão no site da ISAF www.sailing.org. 

 

 

 

       
  © 2009 Aprendendo a Velejar | O aprendiz de marinheiro | Termos de Uso | Downloads | Links | Livro de visitas | Contato